Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Julgamento das ADIs para que menores sob guarda sejam beneficiários da Previdência Social

Publicado por Rafael Costa Monteiro
há 3 anos

Acabou a pouco a sessão do Plenário Virtual do Supremo Tribunal federal que as ADI 4878 e ADI 5083, que tinham como assunto principal benefício previdenciário aos menores sob guarda,

A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5083, em que o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) contesta a lei que exclui menor de idade sob guarda da condição de beneficiário de pensão do INSS, será julgada diretamente no mérito pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF).

A Procuradoria-Geral da República (PGR) ajuizou Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4878, com pedido de medida cautelar, a fim de que crianças e adolescentes sob guarda sejam incluídos entre os beneficiários do Regime Geral de Previdência Social (RGPS). A PGR pede que seja dada interpretação conforme a Constituição Federal ao parágrafo 2º do artigo 16 da Lei 8.213/91. O relator do processo é o ministro Gilmar Mendes.

O voto divergente , que ao final se tornou vencedor, foi dado pelo Ministro Edson Fachin, acompanhado pelos Ministros DIAS TOFFOLI, CÁRMEN LÚCIA, ROSA WEBER, RICARDO LEWANDOWSKI, ROBERTO BARROSO.

A parte expositiva do voto divergente vencedor, ficou assim:




  • Sobre o autorEscritório que prima pela qualidade
  • Publicações2191
  • Seguidores109
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações182
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/julgamento-das-adis-para-que-menores-sob-guarda-sejam-beneficiarios-da-previdencia-social/1227608306

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)