Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Apelação cível. Remessa necessária. Direito tributário. Mandado de segurança. Icms. Isenção.

Publicado por Rafael Costa Monteiro
há 5 anos

APELAÇÃO CÍVEL. REMESSA NECESSÁRIA. DIREITO TRIBUTÁRIO. MANDADO DE SEGURANÇA. ICMS. ISENÇÃO. importação de sementes de arroz de empresas situadas nos países integrantes do Mercosul. possiblidade. extensão de benefício fiscal. tratado de assunção. SÚMULA 575 DO STF E SÚMULA 20 DO STJ.

O artigo do Tratado de Assunção, ratificado pelo Congresso Nacional através do Decreto nº 350/91, prevê que em matéria tributária, os produtos originários do território de um Estado parte gozarão, nos demais, do mesmo tratamento aplicável ao produto nacional.

O art. 98 do Código Tributário Nacional, por sua vez, dispõe que os tratados/convenções internacionais revogam ou modificam a legislação tributária interna, e serão observados pela que lhes sobrevenha.

Possui a impetrante direito líquido e certo de importar sementes de arroz de empresas situadas nos países integrantes do Mercosul ao abrigo da isenção do ICMS prevista no artigo 9º, inciso VIII, alínea e, do RICMS.

APELO DESPROVIDO. SENTENÇA CONFIRMADA EM REMESSA NECESSÁRIA. UNÂNIME.

  • Sobre o autorEscritório que prima pela qualidade
  • Publicações2191
  • Seguidores109
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações98
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/apelacao-civel-remessa-necessaria-direito-tributario-mandado-de-seguranca-icms-isencao/715816081

Informações relacionadas

Supremo Tribunal Federal
Notíciashá 10 anos

Plenário reconhece imunidade de imóveis dos Correios quanto ao IPTU

Gabriel Pinto, Advogado
Notíciashá 10 anos

Plenário reconhece imunidade de imóveis dos Correios quanto ao IPTU

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)