Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Dano moral por inclusão indevida em cadastro restritivo é possível mesmo com inscrição preexistente

Publicado por Rafael Costa Monteiro
há 4 anos

A orientação contida na Súmula 385 do Superior Tribunal de Justiça (STJ) pode ser flexibilizada para permitir o reconhecimento de dano moral decorrente da inscrição indevida em cadastro restritivo de crédito, mesmo que as ações ajuizadas para questionar as inscrições anteriores ainda não tenham transitado em julgado, desde que haja elementos suficientes para demonstrar a verossimilhança das alegações do consumidor.

A Terceira Turma do STJ aplicou esse entendimento para condenar um banco a indenizar um consumidor em R$ 5 mil, em decorrência da inscrição indevida de seu nome em cadastro de restrição de crédito.

Em ação movida contra o banco, o consumidor conseguiu que fossem reconhecidas a inexistência do débito e a ilegalidade do registro na Serasa. Entretanto, seu pedido de danos morais foi rejeitado em primeira instância, em razão da existência de anotações anteriores contra ele no cadastro.

Ler mais

  • Sobre o autorEscritório que prima pela qualidade
  • Publicações2191
  • Seguidores109
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações431
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dano-moral-por-inclusao-indevida-em-cadastro-restritivo-e-possivel-mesmo-com-inscricao-preexistente/814384819

Informações relacionadas

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 16 anos

A Fazenda Pública deverá ser citada ou intimada para manifestar-se juntamente com autoridade coatora no MS? - Katy Brianezi

Supremo Tribunal Federal
Notíciashá 8 anos

STF vai decidir se cabe aos municípios instituir taxa de fiscalização de torres de celular

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

REsp 1704002/SP, sendo que o autor da demanda já havia sido, infelizmente, notificado em outros órgãos de crédito, também por registros indevidos e já estava em disputa judicial.
Provou tudo nos autos.
STJ só liberou por este aspecto.
Ainda continua valendo o teor da Súmula 385. continuar lendo