Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Reduzida a multa aplicada ao INSS pela demora na implantação de benefício previdenciário

Publicado por Rafael Costa Monteiro
há 4 anos

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) interpôs apelação contra a sentença que julgou parcialmente procedente os embargos à execução opostos pela própria autarquia, que a obrigava ao pagamento de multa por descumprimento de ordem judicial de implantação de benefício previdenciário no valor de dois salários mínimos.

Em seu recurso, o INSS alegou que não há nos autos sentença formal exequível, pedindo, assim, a exclusão da multa. O apelado, que interpôs recurso adesivo, solicitou a manutenção do valor das astreintes fixadas originalmente.

Consta dos autos que a apelada ajuizou ação de execução para cobrança de multa imposta em obrigação de fazer em face da insistência do INSS em implantar seu benefício, cuja sentença deferitória transitou em julgado no ano de 2007.

De acordo com a relatora, juíza federal convocada Olívia Merlin Silva, “a decisão recorrida foi proferida sob a vigência do CPC de 1973 de modo que não se lhe aplicam as regras do CPC atual”.

Ler mais

  • Sobre o autorEscritório que prima pela qualidade
  • Publicações2191
  • Seguidores109
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações106
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/reduzida-a-multa-aplicada-ao-inss-pela-demora-na-implantacao-de-beneficio-previdenciario/818182261

Informações relacionadas

Petição Inicial - TJSP - Ação Cumprimento Provisório de Sentença Requerendo a Cobrança de Multa de Astreintes por Descumprimento de Decisão

Petição Inicial - TJSP - Ação Cumprimento de Sentença Provisório Multa Astriend Descumprimento de Tutela Antecipada - Cumprimento de Sentença contra a Fazenda Pública

Notíciashá 18 anos

TRF manda INSS pagar benefício em 3 horas

Enviar Soluções, Advogado
Notíciashá 5 anos

Multa por descumprimento de sentença não se aplica à execução trabalhista

Letícia Nadalin, Advogado
Notíciashá 3 anos

Tem sofrido com a demora na resposta do INSS?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)